@epilibertas: OMS publica medidas preventivas contra virus Zika para Gestantes

Saúde do Viajante: OMS recomenda as seguintes medidas preventivas para gestantes e mulheres que estejam planejando engravidar 


Com base nas mais recentes evidências de que a infecção pelo vírus Zika durante a gestação pode estar relacionada à ocorrência de microcefalia em recém-nascidos, a Organização Mundial da Saúde publicou orientações para gestantes, mulheres que planejam engravidar e seus parceiros sexuais. 

As gestantes devem discutir seus planos de viagem com o seu médico de referência e considerar adiar viagens para qualquer área onde esteja ocorrendo circulação ativa do vírus Zika.

O vírus Zika é transmitido por mosquitos e não por contato pessoa-a-pessoa, apesar de um pequeno número de casos de transmissão sexual ter sido documentado. 

O vírus Zika foi identificado no sêmen humano. Dois artigos descreveram casos em que o vírus Zika foi transmitido de uma pessoa para outra por relação sexual.

Até que se tenha mais conhecimento sobre o risco de transmissão sexual do vírus Zika, todos os homens e mulheres que retornam de uma área onde o vírus Zika esteja circulando - especialmente as gestantes e seus parceiros - devem praticar sexo seguro, inclusive por meio do uso correto de preservativos.

Todos os viajantes, incluindo gestantes, que vão para uma área onde a circulação do vírus Zika esteja ocorrendo ativamente, devem aderir as recomendações abaixo para prevenir picadas de mosquitos durante a viagem, como:


  • Usar repelente de insectos: repelentes podem ser aplicados à pele exposta ou sobre a roupa, e devem conter o componente denominado DEET. Repelentes deve ser utilizados conforme orientações do fabricante presentes no rótulo;
  • Vestir roupas (de preferência de cor clara) que cubram a maior parte do corpo o quanto possível;
  • Utilizar barreiras físicas, tais como telas, portas e janelas fechadas;
  • Dormir sob mosquiteiros, especialmente durante o dia, quando os mosquitos Aedes são mais ativos; e
  • Identificar e eliminar potenciais locais de reprodução de mosquitos, por esvaziamento, limpeza ou cobrindo os recipientes que podem conter até mesmo pequenas quantidades de água, como baldes, vasos, vasos de flores e pneus.

Comentários